domingo, 25 de agosto de 2013

OS FOGOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS.

Num estado dominado por máfias gananciosas, tudo vale em prol do lucro, não se olha a meios para o atingir na sua máxima expressão.
Os fogos florestais que todos os anos assolam o nosso País serão um bom exemplo disso!
Há décadas que andamos nisto, são bombeiros a morrer, equipamento destruído, viaturas queimados, bens de pessoas pobres devastados, (incluindo habitações) gente queimada e traumatizada por esta calamidade, alteração climática, e tudo continua como antes. Por outro lado assistimos a investimentos altamente vultuosos em meios de combate aos fogos, sem que se invista ou se tomem medidas de prevenção, sobretudo ao nível das florestas. Fala-se vagamente na limpeza das mesmas, por parte dos respectivos proprietários, logo seguido de aplicação de coimas para quem assim não proceder.  Até parece que a coima é a solução para todos os problemas, quando a prática demonstra que assim não é!!!  A inexistência de medidas apropriadas à prevenção dos fogos, indica haver outros valores que se sobrepõem: reequipamento dos bombeiros, mais meios de combate, madeiras altamente desvalorizadas, mais lucro para alguns. Vidas perdidas e milhões de prejuízo para o estado (contribuintes) parece que não contam!
Neste, como nos restantes sectores da vida nacional, tudo continua em degradação e extinção acelerada, resultado, não de políticas incompetentes ou mal pensadas, mas de políticas conscientes e deliberadas no sentido do lucro de uns poucos e miséria de muitos. Alguém com duvidas, basta olhar a realidade com olhos de ver, a banca e meia dúzia de grandes empresas nacionais com enormes lucros, as micro, pequenas e médias empresas encerram ou vivem com enormes dificuldades. 

Há que mudar de paradigma e de protagonistas políticos, sob pena de caminhar-mos para uma situação de vida pessoal e colectiva terceiro-mundista!!!

Luis Cardeira

Sem comentários:

Enviar um comentário