quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

OS NOVOS MEDOS


No tempo da ditadura salazarista vivia-se o medo da PIDE. Actualmente o povo português está a viver sob outros medos, não menos traumatizantes e inibidores de qualquer acção dinâmica, construtora e criadora de riqueza social, cujos medos levam grande parte das pessoas, (muitos empresários incluídos) a uma submissão confrangedora em relação a um poder político/económico autoritário, saqueador, destruidor e tirano. Não se lhe chama censura, mas, nem por isso deixa de ser uma forma subtil de repressão.
Esse medo agora espalhado de que somos obrigados a pedir o talão do consumo dum café, sob pena de nos sujeitar-mos a coimas pesadíssimas, é um exemplo, e aberrante!
Já nem fá-lo do medo de ficar sem emprego, o medo da redução do salário, mais o estonteante aumento de impostos; o medo do saque aos 13º e 14º mês, da redução das já baixas pensões; (as milionárias continuam impunes) o medo de ficar sem casa, não ter dinheiro para as taxas moderadoras, para os medicamentos; o medo de não poder alimentar-se e aos filhos; em suma, o medo do futuro. 
Estes medos trazem às pessoas todos os tipos de doença, a produtividade baixa nos seus postos de trabalho, andam comprimidas dentro de si mesmas, deprimidas e desorientadas, infelizes; sem capacidade de imaginação, criação, inovação. Este é o terreno político propicio ao domínio e à subjugação do poder sobre um povo. O poder político/económico/financeiro conhece e sabe bem que, com mentes assim formatadas é mais fácil a sua permanência à frente dos destinos da nação. Os novos medos tornam-nos complacentes com este poder, ficamos como uma espécie de rebanho controlado por uma matilha de cães ao serviço do dono. Simplesmente uma sociedade zomby!...
Como perder estes medos? Soltar um grito de revolta, indignar-se, inquietar-se, mostrar os dentes e morder se preciso for. O inimigo tem cu!!!...  

Sem comentários:

Enviar um comentário