terça-feira, 20 de novembro de 2012

"CUSTOS DO ESTADO COM A EDUCAÇÃO."


Segundo um estudo mandado realizar pelo ministério do ensino, concluiu-se que se gasta por ano cerca de 86.000 euros com cada turma do 2º, 3º ciclos e secundário, o que dá cerca de 4.000 euros por cada aluno.Certamente não cabe ao cidadão comum avaliar se esta despesa é elevada ou se podia ainda ter mais investimento, visto ser uma área, de cuja qualidade depende o futuro do País.
Naturalmente que este estudo tem em vista a redução de custos e não a melhoria na qualidade e quantidade do ensino, razão pela qual se apresenta a lista de custos que se segue, para que se compare qual o sector onde se deve investir ou cortar e qual deles é mais rentável ao País...

E se o ministério da educação (estado) mandasse realizar um estudo de quanto custa:
-cada deputado?
-cada ministro?
-toda a estrutura da presidência da republica?
-cada director geral?
-cada assistente?
-cada chefe de gabinete?
-cada ex-presidente da republica?
-cada ex-ministro?
-cada ex- deputado?
-cada ex-director geral?
-quanto custam as reformas douradas a toda esta gente que roubou, que endividou e que protagonizou negócios ruinosos ?
-cada PPP.?
-cada BPN?
-cada BPP?
-quanto custa dar garantia à banca privada quando há prejuízos e quanto custa quando dá lucro...?
-quanto custam os juros que se pagam à banca privada quando o estado podia utilizar essas verbas com a mesma taxa de juro, contraindo os empréstimos directamente no BCE?
-quanto custam os juros da divida publica pagos aos agiotas da finança internacional, quando se podia bater o pé e forçar a negociação, baixando a respectiva taxa de juro?
-quanto custa o negócio dos submarinos?
-quanto custam os desvarios dos D. Limas. D. Loureiros, O. e Costas, V. Loureiros, F. Felgueiras, Varas, I. Morais, A. J. Jardins, etc, etc, etc...?

Se o estudo recaísse sobre estes factores ruinosos para a nação, talvez se concluísse que os custos com o ensino, (futuro de Portugal) com a saúde , (povo saudável e mais feliz) com o estado social, (pago por todos) chegar-se-ia à conclusão que estes investimentos não eram assim tão caros e contribuiriam certamente para que a nossa economia fosse mais eficaz, mais produtiva e mais competitiva?
Sem com isto querer dizer que não se deva racionalizar os gastos, sem nunca por em causa o normal funcionamento e apetrechamento dos diversos sectores do estado.
Luis Cardeira

1 comentário:

  1. "O sapato é sempre feito à medida do pé". Os estudos ecomendados pelo desgoverno têm que produzir os resultados que lhes interessa para tetarem justificar o injustificável.

    Um abraço.

    ResponderEliminar